Índios são tema de exposição

A Pinacoteca Municipal abre a partir desta sexta-feira, 24, às 20h30, a exposição fotográfica “Kopenoti: Casa do Índio” do Fotoclube de Bauru. A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Fotoclube de Bauru.

As fotografias são de autoria de associados do Fotoclube: Eber Moscheto, Tete Monteiro, Jucivaldo Passos e Jacqueline Saviolli.

A exposição ficará aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 22 de julho.

“Kopenoti: Casa do Índio”
No município de Avaí, na região de Bauru, desde 1913 existe a Reserva Indígena de Araribá. Nela, os índios das etnias Terena e Guarani dividem-se em quatro aldeias: Ekeruá, Nimuendaju, Tereguá e Kopenoti. A exposição do Fotoclube retrata os índios Terena, predominantes na Kopenoti.

Os Terenas são originários de diversos países da América Latina, onde hoje ficam Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil; chegaram à Avaí em 1912.

As imagens retratam os mais diversos aspectos do dia a dia e da cultura Terena. Atualmente, os índios Terenas de Araribá sobrevivem a partir da agricultura, da confecção de utensílios típicos vendidos ao público e de trabalhos formais ou informais, prestados em fazendas e nas cidades.

Recebem educação formal segundo as diretrizes das escolas públicas do Estado, mas contam também com aulas da língua terena, sua língua originária. Moram em casas de alvenaria, com eletrodomésticos, energia elétrica e água encanada. Seguem seus costumes, embora já, aculturados mantém suas tradições simbólicas, como por exemplo na utilização das pinturas corporais, onde as cores possuem um significado; o preto, pela morte dos antepassados, ou o branco, sinalizando a busca da paz entre os povos indígenas e não indígenas.

O poder é centralizado na figura do cacique, sucedido pelo vice-cacique e lideranças. As lideranças são escolhidas através de votação.

Tudo isso e mais está incluso na exposição que a Pinacoteca Municipal/Casa Ponce Paz abrigará a partir desta sexta-feira.

 

Serviço
Local: 
espaço Casa Ponce Paz, na Rua Antônio Alves, 9-10
Data: 
de 27 de junho a 22 de julho
Horário: 
de segunda a sexta, das 9 às 17h
Quanto: 
entrada franca:)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s