Festival com música em Bauru

Oficialmente o inverno começou no último dia 21, e pra acompanhar o início da nova estação cinco apresentações musicais terão lugar no palco do Teatro Municipal de Bauru, como parte da programação do Festival de Inverno – edição 2016.

As atividades tomam os primeiros dias do mês de julho, começando nesta sexta-feira, dia 1. A realização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura e todas as apresentações são gratuitas, acontecendo no Teatro Municipal.

Os espetáculos estarão sujeitos à lotação do espaço (450 lugares), respeitando a ordem de chegada do público.

Nesta edição do Festival, além dos grupos da Secretaria de Cultura – a Banda e a Orquestra Sinfônica, também vão compor o evento a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, o Grupo de Referência do Projeto Guri e a cantora bauruense Lú Nóbrega, com seu show de Bossa Nova.

O primeiro grupo a se apresentar será a Banda Sinfônica Municipal, sob a regência de Luiz Marcelo Pereira Ferreira com o solista Thiago Ancelmo, na sexta-feira às 20h.

No repertório, “Light Cavalary”, de Franz Von Suppe, transcrição e Henry Filmore;  “Concerto nº 1 para Clarinete e Orquestra”, de Carl Maria Von Weber; “Capricho Italiano”, de Tschaikowsky, transcrição de L.P. Laurendeau e “Batuque”, de Lourenço Fernandez, transcrição de Richard L. Wolson.

Entrando no fim de semana, sábado, dia 2, também às 20h, é a vez de Lú Nóbrega trazer um pouco da sua Bossa Nova. Ela passa por brasilidades como o choro, o samba e a MPB, mesclando com influências do Jazz para formar seu estilo da Bossa Nova. Acompanham a cantora bauruense uma banda de apoio formada por baixo, bateria e teclado.

No domingo, às 17h, a atração vem de fora de Bauru: a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins desembarca na cidade para apresentar seu repertório e os seus jovens músicos.

Com um grupo que já conta com tradicionais apresentaçõe na cidade, o Projeto Guri exibe na segunda, dia 4, às 20h, um pouco do seu repertório, sob a regência de Devanildo Balmant.

O setlist  do grupo será composta por “West Side Story”, de Leonard Bernstein, arranjo de Naohiro Iwai; “Momento for Morricone”, do próprio Morricone; “Disney Fantasy”, de Naohiro Iwai; “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri; “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos e arranjo de Sidnei Borgani; “Ijexá”, do Zeca Baleiro com arranjo de Letieres Leite; “Bebê”, de Hermeto Paschoal com arranjo de Fernando Corrêa e “Watermelon Man”, de Herbie Hancock e arranjo de Sidnei Borgani.

O Grupo de Referência conta com alunos e ex-alunos do Guri, que estejam num estágio mais avançado de aprendizagem, onde eles podem aprimorar seu conhecimento musical, melhorar suas técnicas, refinar seu repertório e participar de diversas atividades e eventos que proporcionam a troca de experiência com estudantes de diferentes polos, músicos e regentes de grande destaque nacional e internacional.

Para fechar a edição do Festival, a camerata da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru se apresenta na noite da terça-feira, às 20h. Trata-se de um grupo de músicos do naipe de cordas da Orquestra Municipal, com a regência de Paulo Marcos Gomes Pereira.

O repertório será diferente do executado nos últimos concertos. Desta vez, o público bauruense poderá apreciar músicas ainda mais intimistas e eruditas, ainda na mesma pegada eclética que caracteriza o jovem grupo de música erudita.

Serão executadas as obras “Serenade Op. 20”, de Edward Elgar; “St. Paul’s Suite”, de Gustav Holst; “Concerto para Dois Violinos”, de Bach e “Days of Yore”, de Nathan Shirley.

Serviço
Data: 1, 2, 3 e 4 e 5 de julho
Local:
Teatro Municipal de Bauru, na avenida Nações Unidas, quadra 8.
Valor: Gratuito

Programação
Dia 01/07
20h – Banda Sinfônica Municipal de Bauru

Dia 02/07
20h – Show Bossa Nova, com Lú Nóbrega

Dia 03/07
17h – Orquestra Sinfônica Jovem de Lins

Dia 04/07
20h – Grupo de Referência do Projeto Guri

Dia 05/07
20h – Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s