Caminhão vira palco em Bauru

Para quem se lembra do Projeto Arena no início dos anos 2000, surge agora uma iniciativa que herda seu nome e acrescenta a ele a “itinerância”, a partir da presença do Caminhão Palco. Trata-se do Projeto Arena, que traz música gratuita para o público em Bauru.

Anteriormente marcado para o dia 3 de junho e adiado devido às chuvas, o lançamento do projeto vai acontecer nesta sexta, 1, no CEU das Artes, na rua Maria José Silvério dos Santos, quadra 2, no núcleo Pastor Arlindo Lopes Vianna, o Bauru 22. A partir das 19h, três grupos vão dividir o palco se apresentando gratuitamente.

Com estilos musicais do Punk Rock e do RAP, as bandas “Antecedents”, “Bandidos em Harmonia” e “Sintonize” mandam seu som autoral, trazendo suas referências de ícones do passado e do presente.

Além de ofereer diversidade musical à população, nessa edição, também será feita a arrecadação de agasalhos para doar para o Albergue Noturno da cidade. Todos aqueles que tiverem peças sobrando em casa estão convidados para participar da doação.

Para o secretário de Cultura, Elson Reis, “essa iniciativa atende as propostas da Secretaria de Cultura em potencializar a disseminação de ações culturais descentralizadas pela cidade, bem como oportunizar a circulação da produção cultural de nossos artistas – nesse caso de produção musical”, afirma.

Em busca disso, “o Caminhão Palco tem sido uma importante ferramenta para avançarmos nesses sentidos”, conclui o Secretário.

Conheça as bandas
A banda de punk rock Antecedents é formada por Samuel (vocal), Cleber (guitarra), Mateus (bateria), Birão (contra-baixo) e Aran (guitarra). Iniciou seus trabalhos em 2004 nascida das cinzas da extinta banda Romero com a ideia de trazer de volta a influência dos primeiros anos do gênero do meio dos anos 70.

Como prega o melhor punk clássico, o grupo economiza nos acordes e mandam letras contundentes. Suas influências musicais são: Ramones, Dead Boys, Social Distortion, GBH, Circle Jerks, Black Flag, entre outros.

Fazendo um Gangsta Rap de Protesto, o grupo Bandidos em Harmonia é formado por Nego Ney, Lú Bh e Diogo Gordão. Surgiu  em 2002 quando Mc Nego Ney desligou-se do seu antigo grupo, o Posse Mente Negra.

O grupo já fez várias apresentações em Bauru e região. Em 2004 lançou seu primeiro trabalho, um CD demo intitulado SINTONIA e, em 2008 lançaram outro CD, intitulado “Somando com a Verdade, Fechando com a Humildade”.

Depois de se separar em 2010, os irmãos Nego Ney e Lú Bh decidiram, em 2015, voltar com o grupo, dessa vez com um novo integrante – Diogo Gordão, e já estão preparando um novo trabalho intitulado “Mais Gangsta”. Suas ecléticas  influências musicais envolvem Bony Thugs In Harmony, Bob Marley, Bezerra da Silva e Tim Maia.

Já a banda Sintonize traz o hip hop progressivo elaborado pelos integrantes Waliison Luiz (vocal), Fernando Esteves (vocal), Lizze Ferrer (vocal), Victor Bass (baixo), Gabriel (violão), Wellington (guitarra), Wellington Alexssandro (carrom), Samuel (bateria) e Isabella Prandine (baixo).

Formada em 2013 por amigos de escola que se reuniam para fazer um som por descontração, em 2014 a banda decidiu oficializar seu trabalho. Após um hiato devido a mudanças de cidade dos integrantes, decidiram juntar novamente a banda, dessa vez com uma nova formação e um novo nome: Sintonize.

Atualmente a banda vem ensaiando com frequência e está em busca do projeto do seu primeiro trabalho gravado. Suas referências vão desde Janis Joplin, Bob Marley e James Brown a Racionais Mcs e Sabotage.

Longa data
Com uma experiência que vem desde os anos 90 na cidade, a produtora Multicultural Força Interior se iniciou com o RAP a partir das atividades do grupo Força interior x Desacato Verbal, que chegou a lançar um álbum, ganhando visibilidade nacional na cena do Hip Hop.

Com o fim do grupo, a produtora passou a atuar na organização de eventos, promovendo atividades culturais em lugares alternativos e alcançando um público mais diverso, contribuindo com a descentralização da cultura.

O antigo Projeto Arena acontecia no Centro Cultural, até o início dos anos 2000. Apresentava bandas de diversos estilos, com intuito de dar espaço e divulgar o trabalho de artistas em começo de carreira, como comenta o coordenador do projeto, Ricardo Ferreira: “É um espaço que existe para as bandas locais mostrarem o trabalho delas para uma população que talvez não tenha acesso à cultura”.

O “Arena Itinerante” acontecerá mensalmente em bairros da cidade e a cada edição três grupos musicais de estilos diversos vão se apresentar à convite da Força Interior, sempre com a presença do Caminhão Palco.

Confira o calendário das apresentações:
22/07 – Parque Santa Edwirges
19/08 – Jardim Nicéia
16/09 – Praça Rui Barbosa

Serviço
Data: 1 de julho, sexta-feira
Horário:
19 às 22h
Local: CEU das Artes, na rua Maria José Silvério dos Santos, quadra 02, no núcleo Pastor Arlindo Lopes Vianna, o Bauru 22.
É gratuito 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s