Exposição de acervo em Bauru

Em comemoração aos 30 anos da criação do  acervo artístico municipal, a Galeria Angelina W. Messenberg vai receber, a partir desta segunda, dia 18, a mostra com os trabalhos que compõe essa coleção, exibindo obras de artistas de Bauru e região, em sua maioria.

A exposição O acervo da Pinacoteca Municipal – 30 anos segue até o dia 2 de agosto, das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva (avenida Nações Unidas, 8-9). A visitação é gratuita.

A coleção do acervo municipal é constituída, principalmente, de trabalhos bidimensionais como pinturas, gravuras, desenhos e fotografias e composições tridimensionais como esculturas e objetos.

Na exposição serão exibidas as obras dos artistas: Adriana Rocha, Angelina W. Messemberg, Aparecido de Souza – Plácido, Bianca Shiguefuzi, Carla Fatio, Fábio Francé, Gastão Debreix (na foto acima), Jeanne Rebouças, João José Tozzi, João Ponce Paz, José Baccan, José Laranjeira, José Roberto Emiliano, Maria Bonomi, Myrian T. Vanzella Sanson (Dinda), Paulo Barreto, Pedro Pinheiro, Pedro Masson, Percy Coppieters, Roberto Echeverria, Rodolfo Hayzok, Rosa Comin, Rosa Iwasa, Carlos Haroldo Sorensen, Ronaldo Gifalli, Sonya Ayres Gabriele, Tássia Sardão, Vera Galvão, Vera Ferro, Victório Cutim, Wagner B.A. Leone, Waldiz F. de Camargo, e Walther Mortari.

De onde vem?
A Pinacoteca Municipal de Bauru foi criada pela lei nº 6.515 de maio de 2014. O acervo começou a ser formado a partir de 1986, com doações de artistas plásticos do município e região e de colecionadores do gênero.

Em 2013  as obras do acervo, que anteriormente encontravam-se no Centro Cultural, foram transferidas para o Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural – DPPC e estão abrigadas na  Pinacoteca Casa Ponce Paz, que realiza mostras individuais e coletivas.

Na Pinacoteca, o acervo é tratado segundo as normas técnicas de higienização, guarda e preservação. Em seguida, é feito o trabalho de identificação, registro, organização e catalogação digital, seguindo as normas do Thesaurus para acervos museológicos, que é uma obra elaborada pela equipe do Museu Nacional de Belas Artes, de 1987.

Recentemente a Pinacoteca recebeu da família Ponce Paz, em comodato, obras do artista João Ponce Paz, que passará a integrar o projeto de exposições itinerantes para a divulgação da arte desenvolvida em nossa cidade e região.

Serviço
Data:
de 18 de julho a 02 de agosto.
Horário: das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Local: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, na avenida Nações Unidas, 8-9
Entrada gratuita 🙂

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s