Botucatu tem dança a preço popular

on

A primeira mostra de dança contemporânea de Botucatu, Mirante da Dança, apresenta às 20h30 da noite do próximo dia 10 de setembro, sábado, o espetáculo “Vis-à-Vis”, do grupo Pró-Posição, com Andreia Nhur e Janice Vieira, que também ministrará Workshop nas manhãs dos dias 10 e 11. A apresentação a preço popular (R$ 10,00) e a oficina gratuita acontecem no espaço Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249.

“Vis-à-Vis” foi vencedor do Prêmio Governador do Estado (2013) e é o terceiro trabalho em parceria entre as bailarinas Nhur e Vieira, com a proposta de reativação do grupo Pró-Posição, que teve grande atuação entre os anos 1973 e 83 e foi vencedor do prêmio da Associação Paulistas dos Críticos de Arte (APCA). Reunindo dança, música e teatro, a obra segue a trilha de trabalhos autobiográficos e memoriais que o grupo vem desenvolvendo há quase 10 anos.

O nome do espetáculo remete a uma expressão francesa que significa frente a frente. Nele, mãe e filha bailarinas, de gerações com realidades políticas e culturais distintas, colocam suas memórias e perspectivas sobre a arte em conflito. A mãe viveu e dançou, de maneira engajada, os anos 60 e 70 no Brasil; a filha nasceu nos anos 80, quando o combate radical saía de cena para dar lugar ao radicalchic. As conversas que daí surgem colocam frente a frente não só dois corpos de idades e movimentações diferentes, mas também as ideologias, os sonhos e as ações.

O Workshop do grupo Pró-Posição oferecido pela mostra Mirante da Dança acontecerá no dia 10, das 10 às 13h, e no dia 11, das 9 às 13h, de forma gratuita a qualquer interessado em participar, no Mirante das Artes. A pesquisa em dança desenvolvida pelo grupo desde 2007 será apresentada, levantando aspectos como memória e autobiografia, além do compartilhamento de práticas utilizadas no processo de criação do espetáculo “Vis-à-Vis”.

Vídeos e relatos sobre a atuação de Janice Vieira e do Grupo Pró-Posição nos anos 1970 serão integrados a exercícios práticos e dispositivos criativos presentes no trabalho atual do grupo.

Mirante da Dança é a primeira mostra com diversos espetáculos a preço popular e oficinas gratuitas de dança contemporânea em Botucatu, ocorre de maio a novembro de 2016. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC – Território das Artes) e do Mirante das Artes, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu, da loja MC Molduras e do site Notícias.Botucatu. Acesse a programação completa em www.mirantedadanca.com

Ficha técnica do espetáculo:
Criação e interpretação: Andréia Nhur e Janice Vieira
Criação musical: Janice Vieira
Colaboração: Isabelle Launay
Iluminação: Roberto Gill Camargo
Produção: Paola Bertolini
Fotos: Inês Correa

 

Serviço
Data: sábado, dia 10 de setembro
Horário: 20h30
Local: Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249
Ingressos: R$ 10,00

Workshop do grupo Pró-Posição
Data: sábado (10), das 10h às 12h, e domingo (11), das 9h às 13h
Local: Mirante das Artes – Rua Major Matheus, 249
Gratuito 🙂

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s