Encontro com o Teatro Solar

Diante do caos, ansiedade e falta diálogo a saída pode estar no silêncio, meditação e retorno à essência. Este é o mote do encontro cênico “Lótus 6 – A busca”, que ocorrerá nos próximos dias 30/11 e 7/12, em Bauru.

 Nestas datas, o tradicional palco do Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”  receberá os integrantes do “Solar Núcleo de Teatro”. Segundo Elio Andreotti Evaristo, coordenador do núcleo, esta denominação – encontro cênico – se encaixa à proposta de quebrar a distância entre plateia e palco. Afinal de contas, o teatro deve ser o ritual para a partilha de questionamentos e novas possibilidades.

 Em “Lótus 6 – A busca”, o público acompanhará a jornada de Saul que, em um mundo programado para não aceitar as diferenças, parte em busca de sua essência. No entanto, este percurso, como é de se esperar, envolve muitas dúvidas. O conflito acontece quando Saul se depara com esta sociedade incapaz de lidar com a singularidade e liberdade de cada indivíduo. Com pessoas mais ocupadas em julgar os que ousam pensar e agir diferente do que em tentar compreender o outro.

 Os embates, internos e externos, vividos pelo jovem Saul durante sua busca serão encenados pelos 42 integrantes do “Solar Núcleo de Teatro” – projeto oferecido gratuitamente pela Divisão de Ensino às Artes (DEA), da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, aos interessados em estudar técnicas teatrais.

 Desde 2006, o grupo desenvolve uma série de ações cênicas que discute as diferentes formas de ‘normose’, ou ‘a doença da normalidade’. “O trabalho sempre é desenvolvido tendo alguns textos como referências que, depois estudados e discutidos, são a base do encontro cênico”, explica Elio. “Em 2006, ao ler Pierre Weil, Roberto Crema e Jean Yves-loloup, percebi o potencial que o assunto propunha e resolvi mantê-lo como peça central para outros temas”.

 De lá para cá, o grupo montou “K” (2007), inspirado no livro “O processo” de Franz Kafta; “deux ex mAchina” (2008), sobre a obra “A peste” de Albert Camus; “Réquiem, em estudo de incômodos” (2009), uma reflexão sobre a família e depressão tendo como ponto de partida os textos de Nelson Rodrigues, Henrik Ibsen, Harold Pinter, Frederico Garcia Lorca, Jorge Amado e Eugéne Ionesco; e “On the beats” (2010), um estudo da literatura beatink por meio das obras de Willian Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouc.

 “A partir de 2011, com um farto material de estudo – que incluiu textos de Deepak Chopra, Prabhat Ranjan Sarkar e Susan Andrews – iniciamos o projeto “Lótus”, com os encontros cênicos que tiveram como títulos “Os elementos”, “Os reinos”, “O homem”, “Entremundos”, “A sombra” e, agora, em 2016, “A busca””, finaliza Elio.

 O encontro cênico “Lótus 6 – A busca” será no Teatro Municipal “Celina Lourdes Neves”, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9, centro, Bauru, no dias 30/11 e 7/12, sempre às 21h. As duas apresentações são gratuitas. A atividade é realizada pela Divisão de Ensino às Artes (Secretaria Municipal de Bauru).

Serviço:
Peça “Lótus 6 – a Busca”
Quando: 30/11 e 7/12
Horário: 21 horas
Onde: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9, Centro, Bauru.
Entrada Gratuita 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s