Pinacoteca tem exposição UneVersos

on

Na Pinacoteca de Bauru, no centro da cidade, a exposição UneVersos traz a reunião de várias linguagens artísticas.

Com a curadoria de Paulo Barreto, a mostra reúne 30 obras do acervo da instituição, dos artistas Adriana Rocha, Ailton Ribeiro, Filite, Gastão Debreix, Gabriel Hune, J. Crepaldi, José Laranjeira, Paulo Barreto, Ronaldo Gifalli, Sueli Dabus, Rosa Iwasa, Lélio Colocini, Percy Coppieters, Adriana Rocha, Nani Noronha, Roberto Echeverria, Hélio Castro, Ivonildo Novaes, Carlos Haroldo Soresen, Maria Antônia Camolesi, Maria Aparecida, Farid Lawi, Fukuda, Walter Mortari.

O nome UneVersos remete à teoria científica do multiverso, que demonstra a probabilidade da existência de vários universos. A partir dessa ideia, a proposta da exposição, a partir da reunião de trabalhos de diferentes estilos e linguagens, é mostrar relações possíveis entre elas e levar ao público reflexões sobre a contemporaneidade e sobre a própria arte do nosso tempo. Assim, cada artista representa um universo. Cada um tem uma história, suas influências e sua poética. Desta, surgem os “versos” que, em vez de serem construídos com palavras, são construídos com imagens.

Se o olhar não for cuidadoso, as relações entre esses universos podem passar despercebidos. Por isso, a exposição foi organizada por linguagem artística e por temas, para facilitar a compreensão do público. O caminho por esse multiverso (um conjunto de universos) começa por obras de arte abstrata e fotografia, passa por figuras humanas, serigrafias, grafite e esculturas e termina nas pinturas e instalações de natureza-morta.

Entre variadas possibilidades de interpretação, as pessoas vão notar que uma característica comum entre esses “universos” é a desconstrução que aparece, em alguns momentos, nas formas e nos traços, e outras vezes, no próprio tema. Contudo, segundo o curador da mostra, Paulo Barreto, as relações entre esses “universos” nem sempre são assim pacíficas. “Alguns choques acontecem entre esses mundos. É possível nascer algo novo desse confronto? Ou sobram apenas estilhaços? São respostas que o visitante pode buscar nessa exposição”, reflete Paulo.

Serviço
Data: até 3 de março
Horário: de segunda à sexta, das 9 às 17h
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz, na rua Antônio Alves, 9-10, Centro, Bauru, SP.
Telefone: (14) 3232-1552

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s