Sincretismo religioso é tema de exposição

Nesta sexta-feira, dia 12, às 20h, a Pinacoteca Municipal de Bauru, através da Casa Ponce, realiza a abertura da Exposição Ascensão, da artista plástica Marly Jacó Hessel. A mostra traz ao visitante 21 telas, em sua maioria com trabalhos figurativos, com uso da técnica da pintura acrílica sobre tela, que tratam do sincretismo religioso e  da sua ligação com a diversidade das origens culturais.

De acordo com a artista, “a inspiração dessa série de telas vem da necessidade urgente da alma humana em encontrar o seu sagrado”. O evento de abertura conta com apresentações artísticas tais como um trecho da peça “Flor do Mamulengo”, encenada pela atriz Marisa de Oliveira e dirigida por Ezequiel Rosa e a apresentação musical “Canções de Acreditar”, com Audren Victorio e o professor José Ricardo Passeto (violonista e professor), ambos funcionários da Secretaria de Cultura.

Em “A Flor do Mamulengo“, as canções e crenças populares ganham destaque. O cenário, ressaltado por uma atmosfera religiosa, apresenta elementos de caráter ritualístico, imagens de santo e um oratório, por meio da linguagem da literatura de cordel. “Canções de Acreditar” traz uma coletânea de canções escolhidas com base nas pinturas registradas nas obras de Marly Jacó, em que o repertório lembra as várias formas de crença do brasileiro, influenciadas pela mistura cultural.

A artista
De origem judia, nascida em Tatuí/SP, neta de lavradores, Marly Jacó Hessel passou sua infância em comunidades rurais, porém foi presenteada com uma educação musical no maior conservatório da America Latina, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí/SP.

Suas lembranças mais significativas passeiam por entre os corredores musicais, entre os sons de piano e violino, contrastando com o canto de lavradores e sons de animais, matas e rios que circundam essa localização no interior de São Paulo.

Devido à profissão de seus pais, passou sua adolescência mudando de cidades, paisagens e realidades.

É formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, em Bauru/SP. Participou de várias exposições individuais e coletivas, sendo reconhecida através do seu trabalho.

Hoje mora no estado de Santa Catarina e os temas da artista são basicamente a ingenuidade dos ambientes infantis, a alegria dos artistas, a força da rotina dos trabalhadores anônimos e a espiritualidade como o grande eixo da raça humana.

Atualmente seus quadros estão espalhados por países como Japão, Holanda, Chile, Itália, Argentina e vários estados do Brasil.

Serviço – Abertura da exposição
Data: sexta-feira, dia 12 de maio
Horário: 20h
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru, na rua Antônio Alves, 9-10 – Centro, Bauru

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s