Arte e debate no 1º Encontro de Cultura Negra

on

No próximo sábado, dia 20, Bauru-SP terá seu 1º Encontro de Cultura Negra. As atrações culturais, debates e palestras acontecerão entre 19 e 23h. Entre os convidados estão o grupo Ouro d’Mina, a atriz Tatiana Sá, o performer Gael Gamacho, o doutor Juarez Xavier e a doutora Andresa Ugaya, ambos da UNESP, além do ex-vereador da cidade Roque Ferreira.

O encontro gratuito faz parte da 15ª Semana Nacional dos Museus, e será realizado no Museu Ferroviário da cidade. O local histórico representa a forte ligação da cidade com as linhas férreas que um dia cortaram o Estado de São Paulo e faziam com que todos os caminhos levassem à Bauru-SP. Nada mais adequado, tendo em vista que as direções da cidade apontam diretamente para a Cultura Negra.

Em Bauru, o negro está presente nas centenas de terreiros de umbanda e camdomblé, nas batalhas de rima, no poderoso movimento Hip-Hop, na movimentação política das universidades, nas famílias das regiões mais populosas do município, e nas escolas de samba espalhadas pelos bairros mais populares.

A iniciativa do encontro parte, inclusive, de uma cantora de samba. A simpática e talentosa Jô Moura (foto) decidiu que já era hora de acontecer um evento que reunisse tanta diversidade em um lugar só, arregaçou as mangas e reuniu as pessoas envolvidas no evento. Ela sonha com que esse encontro seja duradouro. “Eu tenho a expectativa de que esse evento se torne tradicional na cidade. Minha expectativa é que ele não se acabe mais. Que pelo menos uma vez a gente consiga reunir a arte, a dança, a política, a música, a pintura, tudo junto em um só lugar olhando para o negro”, afirma.

Ela lembra que é comum que a cultura negra seja abordada em eventos culturais da cidade, no entanto, esses mesmos eventos raramente seriam voltados aos próprios negros e negras. “Já aconteceram outros eventos que convidaram negros, mas nada como esse, que foca no negro e valoriza o que ele faz”, diz.

Jô é dona de uma voz poderosa, e aprendeu a cantar junto com o pai, que também tocava violão. Para ela, esse é um encontro simbólico e energizou as pessoas envolvidas pelo compromisso de fortalecer a cultura negra da cidade. “Isso é muito bom, é muito mágico, porque a gente vai unificando, fortalecendo a cultura negra da nossa cidade, e isso só tem a somar. Todo mundo está trabalhando, todo mundo está empolgado com esse evento”.

A cantora lidera o Yalodê Cultural, a produtora que centraliza a organização do evento. Em parceria, estão o Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão da UNESP (NUPE), o Núcleo de Pesquisa e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa), a Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, o Instituto Omolara Brasil, o Museu Ferrorviário da cidade e também o Alma Preta.

PROGRAMAÇÃO
19h – Abertura – Fala dos organizadores
19h10m – Palestra Roque Ferreira – Tema: O combate ao racismo e a luta pelos diteitos republicanos.
19h30m – Grupo musical Ouro d’ Mina – Pocket Show.
20h – Debate sobre a questão racial:
Doutor Juarez Xavier – Tema: Como foram os dias seguintes à abolição?
Sociólogo Tadeu Kaçula – Tema: A história do samba em São Paulo
Escritora Geni Guimarães – Tema: A cor da ternura – A experiência de vida de uma mulher negra
22h – Peça teatral com a atriz Tatiana Sá –Tema: Quem é essa nega maluca?
22h15m – Performance com o performer Gael Gramaccio – Tema: Madame Satã
22h30m – Espetáculo de dança com a professora e dançarina Andresa Ugaya – Tema: Por nós, dança e poesia.
23h – Cantora Jô Moura &Banda – Pocket Show

FEIRA:
Maísa Crespa
Greice Luiz
Nina Barbosa
Tábata Santos
Tapiocas da Lu
Acarajé do Moreno

EXPOSIÇÃO:
Quantas mulheres negras da história você conhece? – Por Luana Protázio
Live Paint – Pintura ao vivo – Por Everaldo Luiz

Serviço
Data: sábado, 20 de maio
Horário: 19 às 23h
Local: Museu Ferroviário de Bauru, na rua 10 de Agosto, Quadra 1, S/N

Veja também: Museu de Bauru tem exposição Voz Travestida

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s