9 espaços artísticos para conhecer em Bauru

Quem procura atividades artísticas e culturais em Bauru encontra exposições, filmes, peças de teatro e muito mais

Por Carolina Bataier

Dança, artes visuais, teatro, história e música. Tem tudo isso em Bauru!

Sim, é possível curtir um som, admirar trabalhos manuais ou se perder entre livros em diversos pontos espalhados pela cidade. Conversamos com frequentadores destes espaços e fizemos uma listinha. Muitos possuem entrada gratuita e muita história para contar, muita coisa para se ver e que merecem sua visita.

Pinacoteca de Bauru (Casa Ponce Paz)


casa-ponce-paz
Vinculada à Secretaria de Cultura de Bauru, a casa oferece exposições de artes visuais com entrada gratuita. É um casarão antigo no centro da cidade que só pelo ambiente já faz valer a visita. “Eu gosto bastante do espaço, foi poucas vezes, mas a casa é bem acolhedora e fofa. Amo o quintal de lá. E tem algumas oficinas gratuitas de desenho e grafiti”, Ana Carolina Moraes, 20 anos, estudante.
Endereço: rua Antonio Alves, 9-10, centro
Facebook: Pinacoteca Municipal de Bauru

Casa do Hip Hop


casa hip hop bauru

Funciona no segundo andar do prédio da Estação Ferroviária, no centro de Bauru. Além de cursos e oficinas gratuitos, há bibilioteca e eventos, como saraus. “É bem diversificado e legal. Os eventos que eu fui eram abertos a toda população, tinha todo tipo de gente, música, etc”, Filipe Plaza, 21 anos, estudante.
Endereço: na Estação Ferroviária de Bauru (em frente à praça Machado de Melo, no centor da cidade)
Facebook: Casa do Hip Hop

Saiba mais: Como funciona e o que rola na Casa do Hip Hop de Bauru

Extinção Discos

extinção-discos-bauruUm dos atrativos do espaço é o Cinextinção, aos sábados, com exibição de filmes com entrada gratuita. Além disso, por ali funciona uma lojinha de roupas, discos e livros onde é possível encontrar raridades.  “Tem opções de filmes legais e fora do eixo, ambiente alternativo bacana, oficinas artisticas interessantes e o bazar com varios objetos legais também”, conta Marcela Fernandes, 36 anos, professora de artes.
Endereço: rua Cussy Junior, 8-17
Facebook: Extinção Discos

Casa de Cultura Celina Neves


casa-de-cultura

Por ali rolam aulas de teatro, oficinas, bate-papos e, uma vez por ano, o Festinbau (Festival de Teatro Independente de Bauru), com oficinas e apresentações com entrada gratuita ou a baixo custo. É ali também que acontece a tradicional Mostra de Teatro Paulo Neves, que em janeiro deste ano teve sua 16ª edição. “É um lugar onde estão sempre em busca de criar essa conexão, de aproximar as pessoa ao teatro, a arte. A Casa de Cultura é uma formadora de artistas e pessoas cheias de opinião”, Raphael Alkamim, 23 anos, ator e educador.
Endereço: rua Gerson França, 6-66
Facebook: Casa de Cultura Celina Neves

Espaço Gaia

espaço-gaia
Longe do centro da cidade, o Espaço Gaia promove contato com a natureza. Fica numa chácara na região do Parque City (há ônibus saindo do centro da cidade). Por lá, acontecem sessões de meditação e apresentações artísticas.  “Fui desenvolvendo uma relação de afeto e respeito pelo trabalho desenvolvido no lugar, a diversidade de eventos promovidos, oficinas, shows e encontros espirituais, mas todos com o mesmo objetivo de compartilhar raridades que não circulam nos meios convencionais artísticos de Bauru”, Rafael Maia, 27, ator.
Endereço: rua Mário dos Reis, 3-139
Facebook: Espaço Gaia

Casa Alunte

casa-alunte
É uma casa no centro da cidade onde vivem quatro artistas. Com a ideia de transformar o espaço num ambiente de encontros e troca de experiências, eles decidiram abrir as portas para exibição de filmes e outros eventos. “Eu acho um espaço incrível, que abre espaço para diferentes formas de arte e é acessível a todos os tipos de públicos”, Mari Monteiro, 25, artista e educadora.
Endereço: rua Voluntários da Pátria, 211, Higienópolis
Facebook: Casa Alunte

Espaço Protótipo

prototipo
Funciona em um galpão no centro de Bauru. Além das aulas de teatro que acontecem semanalmente por lá, há espetáculos gratuitos ou de baixo custo (com valor da entrada de, em média, R$ 10). Uma vez por ano, o Protótipo realiza o FACE (Festival de Artes Cênicas de Bauru) com apresentações e oficinas gratuitas. “É um lugar que, além de oferecer uma variedade quase infinita de manifestações artísticas, te deixa livre pra vestir o que quiser, se expressar da forma como quiser, etc. Um dos poucos lugares onde eu vejo que as pessoas realmente se sentem confortavelmente livres”, Evandro Souza, 25 anos, produtor audiovisual.
Endereço: rua Monsenhor Claro, 2-57, centro
Facebook: Espaço Protótipo

Museu Ferroviário

museu-ferroviario

Documentos, fotos, objetos e muita coisa que remete ao passado do interior paulista. O espaço nos leva a uma viagem no tempo e por lá descobrimos desde a influência dos franceses e povos indígenas de Bauru até fofocas do gabinete de Getúlio Vargas. “A gente não se dá conta do quanto aquele lugar é cheio de história, da nossa história e da história da nossa região”, Amanda Gaspar, 30 anos, designer.
Endereço: rua Primeiro de Agosto, quadra 1
Facebook: Museu Ferroviário Regional de Bauru

Confira: Documentário fala das ferrovias e da história de Bauru

Sebo do Baú

sebo-do-bau
O sobradinho no centro de Bauru guarda um universo. Além de livros de todos os tipos, há discos, CDs, revistas e objetos. “Embora seja um lugar pequeno e discreto – tanto que durante muito tempo passei por ali sem perceber – tem muita coisa lá dentro. Livros antigos, revistas de segunda mão, discos de vinil. Não muito organizado, mas com um delicioso aroma de passado, é o lugar certo para encontrar surpresas literárias”, Renato Pincelli, 29 anos, funcionário público.
Endereço: rua Treze de Maio, 6-10 (esquina com a Rodrigues Alves)
Facebook: Sebo do Baú

Você conhece outro espaço que pode entrar nessa lista? Deixe sua sugestão nos comentários 🙂

Advertisements

3 Comments Add yours

  1. Daniel Christianini says:

    Espaço Casulo do Grupo Ato! Faltou na lista.

    Like

    1. carol says:

      Oba! Agradecemos a sugestão e vamos guardá-la para a próxima lista 🙂

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s