Os sabores e saberes da Índia

Yoga, alimentação, auto-conhecimento, técnicas de bem-estar… A cultura indiana é rica em sabedoria, sabores e cores. E, para aproveitar tudo isso nem é preciso ir muito longe, pelo menos neste fim de semana. Nos dias 19 e 20 de agosto o Sham Yoga abre suas portas para o público e traz um pouco da cultura milenar da Índia à Bauru.

O evento contará com apresentação de música da cantora indiana Meeta Ravindra, práticas de Yoga, palestra sobre Ayurveda (medicina tradicional hindu), quitutes vegetarianos e sorteios especiais. 

As atividades e apresentações artísticas são gratuitas.

Programação
Sábado

9h – Prática de Yoga com Cauê Reis
10h – Abertura do bazar indiano
12h – Intervalo
14h30 – Retorno bazar
15h30 – Introdução ao Ayurveda com Aline Pinho
17h – Apresentação musical de mantras e bhajans com Meeta Ravindra
19h – Encerramento do primeiro dia.

Domingo
10h – Prática de Yoga com Fernanda Vasconcelos
11h – Bazar
14h – Término

 

divulgacao shamyoga bauru.jpg

Conheça um pouco das atividades oferecidas:

Yoga, meditação e autoconhecimento
SHAM YOGA é um espaço dedicado à tradição védica e ao estilo de vida de yoga. O studio oferece aulas de yoga e atividades relacionadas à tradição védica. Foi idealizado pelo professor Cauê Reis, que desde 2005 segue nesse estilo de vida, ou melhor, essa “escola de vida” chamada yoga, através da prática (hathayoga) e do estudo (vedanta). “Acredito que uma prática boa é aquela que você pode fazer ao longo dos anos sem se machucar e que, ao mesmo tempo, atenda as suas reais necessidades físicas e energéticas, preparando para a meditação”, comenta Cauê Reis.

Práticas para saúde integral do ser
Nos dois dias de evento os professores de yoga Cauê Reis e Fernanda Vasconcelos ministrarão práticas de yoga e meditação gratuitas. As atividades terão vagas limitadas e a participação será por ordem de chegada. Todos são bem-vindos, praticantes ou não. “As pesquisas científicas atualmente estão comprovando o que os hindus já sabem na prática há mais de cinco mil anos. Muito além dos benefícios físicos como aumento de força, flexibilidade e equilíbrio, o yoga é capaz de fazer uma desintoxicação do corpo e da mente, prevenindo doenças e aumentando a capacidade de concentração, a disposição e energia para as atividades diárias. Com a mente focada no momento presente, o praticante de yoga lida melhor com suas emoções e tem um alívio em problemas como ansiedade, depressão, estresse e insônia”, salienta a instrutora Fernanda Vasconcelos.

caue celina e fernanda sham yoga bauru.jpg

Princípios básicos da nutrição
A terapeuta ayurveda Aline Pinho falará sobre a nutrição na perspectiva do Ayurveda, a medicina tradicional hindu. “A nutrição é a base de qualquer tratamento no Ayurveda. E, quando se fala em nutrição, não só é mencionado o corpo físico, engloba também o corpo mental e emocional. Para entender o nutrir é necessário entender sobre digerir… o Ayurveda nos ensina o quanto é importante esse processo, pois sem digestão não há nutrição”, explica Aline Pinho.

meeta ravindraMeeta Ravindra
A cantora indiana residente em Bauru participará do bazar apresentando os cantos e também com a venda dos artigos vindos diretamente da Índia. A música indiana cantada por Meeta, não é igual à música que as pessoas do ocidente estão acostumadas a ouvir, são sons cósmicos que mexem com as energias profundas que cada um tem dentro de si. São sons transcendentes que equilibram e harmonizam as energias e forças vitais, isto é, forças que o ser humano tem dentro de si. Fazem bem ao corpo, a mente e ao espírito, trazendo paz e amor aos corações.

Bazar da Índia
A exposição terá produtos novos e semi-novos à venda, tais como chales indianos, saris, kurtas e conjuntos para homens e mulheres, estatuetas de deuses hindus, japamalas (colar de meditação) de sândalo e rudrakh (semente indiana), japamalas dos nove planetas, quadros, yantras, anéis, brincos e pulseiras indianas.

Alimentação vegetariana
Serão vendidos salgados, quitutes e bolos naturais do Balaio de Krishna, Restaurante e Centro Cultural. Doces veganos deliciosos da Respect Life também estarão disponíveis para a venda.

Serviço: o Bazar Indiano acontecerá no Sham Yoga (rua Aviador Marques de Pinedo, 12-65, no bairro Jardim Europa, Bauru). As atividades e apresentação artística são gratuitas. Bebidas e alimentos serão comercializados. Outras informações: shamyogabauru@gmail.com. 


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s