Jonas Gabriel: a escrita como herança da avó

Com frases de amor e amizade, ele conquistou espaço na internet, onde soma mais de 60 mil seguidores 

Por: Carolina Bataier
Edição: Gabriel Duarte

Tudo começou com a curiosidade. Desde criança, Jonas Gabriel observava a avó, Marina Félix, escrevendo em uma agenda. Os escritos eram guardados a sete chaves, ninguém na casa tinha acesso. “Ela falou que eu só poderia ler quando ela morresse”, conta.

Em 2010, quando Marina deixou para sempre este mundo e a agenda, Jonas finalmente teve contato com as anotações. Eram frases sobre sentimentos e também sobre ele mesmo, o neto, numa demonstração de amor e carinho. No fim do caderno, o pedido em forma de recado: “continue”...

E ele continuou.

Hoje, aos 26 anos, Jonas Gabriel Venâncio escreve diariamente, tem mais de 60 mil seguidores no Instagram e 7.188 na Fanpage do Facebook. Além dos meios virtuais, suas frases estão se materializando. Em Bauru, por exemplo, nos últimos dois anos, um shopping center usou as frases do rapaz nas campanhas publicitárias do Dia dos Namorados. E esse não foi o único lugar da cidade que expôs o trabalho de Jonas Gabriel. Por não ter sido o melhor aluno nas aulas de português e literatura, o sucesso rendeu surpresas e uma bela homenagem. A ex-professora do colégio comprou um quadro com uma frase de Jonas e pendurou na parede do prédio onde ele estudou por muitos anos, a Escola Estadual Doutor Luiz Zuiani.

Obviamente, não é preciso ir até lá para ler as frases. Há um ano, Jonas firmou contrato com uma empresa do Guarujá. A partir dessa parceria, a criatividade ganhou moldura e corpo. Seja no formato de quadros ou estampadas em camisetas, as frases são usadas na decoração da casa ou no peito de quem busca palavras escolhidas a dedo para passar uma mensagem de amor, amizade, esperança ou homenagear alguém especial.

E, recentemente, Jonas recebeu convite para a publicação de um livro. A proposta partiu de uma editora de Bauru, cidade onde nasceu e vive até hoje com a família. Por ser o primeiro livro, a empresa pede que ele colabore com os custos da edição, mesmo diante da boa repercussão que o trabalho tem apresentado nas redes sociais. Por enquanto, Jonas está avaliando a possibilidade. “Como é necessário um investimento financeiro, então ainda não deu”, explica.

Espalhando frases

WhatsApp Image 2017-08-26 at 13.29.05 (1)

Hoje, apesar do retorno financeiro, a escrita não é a principal fonte de renda do rapaz, que trabalha como representante comercial. “Nunca tive o intuito de empreender em cima disso. Foi um convite”, conta, relembrando o contato da empresa para a qual hoje presta serviço.

Como deu certo, ele se especializou. Fez curso sobre Instagram para entender a ferramenta e agora estuda design gráfico para poder criar as próprias artes. Em layout simples, fonte clara e assinatura em letra cursiva, Jonas continua a apresentar na internet seu trabalho. O Instagram foi a primeira plataforma utilizada e é até hoje seu principal canal de contato com os leitores, que comentam, marcam amigos e passam adiante o conteúdo.

“Não acho que sou escritor. Tenho boas ideias”, afirma.

Tem também esforço e planejamento. Para a produção das frases, existe uma rotina. “Escrevo todo dia, de manhã e um pouco a noite”, conta. E, apesar de não ter sido acostumado ao hábito da leitura, busca envolver-se cada vez mais com esse universo. Gosta de Martha Medeiros, pela escrita clara e objetiva. “Ela começa com uma ideia e leva até o fim, é clara, simples”, avalia.

Entre as referências no universo da escrita estão também Zack Magiezi e Lais Rosa – que assim como ele utilizam as redes sociais para divulgar o trabalho; e o poeta Ni Brisant, de quem é próximo. Em Bauru, os dois se encontraram numa oficina de escrita criativa ministrada por Brisant em 2016. Esses contatos, e o retorno do público, inspiram e incentivam Jonas a continuar o trabalho iniciado pela avó quando começou a escrever em sua agenda secreta.

Ele atendeu ao pedido daquela que foi sua primeira referência. No entanto, ao contrário dela, abriu para o mundo cada uma de suas linhas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s