Sarau do Viaduto e oficina de poesia em Bauru

Poesia livre e ao alcance de todos. Assim é o Sarau do Viaduto, que volta nesta sexta-feira, dia 22, com mais uma edição celebrando a arte e a cultura em Bauru. O evento é gratuito e começa às 19h, embaixo do viaduto da avenida Duque de Caxias, no cruzamento com a Nações Unidas.

Poeta, produtor cultural e escritor, o paulistano Emerson Alcalde (foto) será o convidado da vez. Ele é slammaster do Slam da Guilhermina e do Sófálá, ambos de São Paulo Também é autor dos livros (A) MASSA e O Vendedor de Travesseiros.

Emerson tem experiência em eventos de poesia. Já se apresentou na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), FLUPP (Festa Literária da Periferias), Feira do livro de Poços de Caldas, Feira do Livro de Picos/Piauí, Feira do Livro de Buenos Aires, Argentina, Bienal do Livro de SP, Virada Cultural, Cidadania das Ruas e eventos internacionais de Spoken Word na Venezuela, Argentina, Canadá, Caribe e França. Além disso, foi vice-campeão do mundo de Slam em 2014.

No início do sarau haverá um pocket show com Betin MC. O rapper bauruense lançou no último dia 15 seu novo trabalho, um CD duplo intitulado Universo, e vai apresentar no sarau um pouco do seu repertório no Rap de Bauru.

Idealizado e organizado pela Biblioteca Móvel – Quinto Elemento, o Sarau do Viaduto figura como um importante ponto de troca de conhecimento e de incentivo à arte literária, poética, marginal e periférica.

Por estar na rua, o sarau se transforma num espaço aberto para participação e intervenção de qualquer pessoa. Ao ocupar o espaço público, traz outras leituras e interpretações para a cidade, que passa a ser também plataforma para a cultura.

Oficina de poesia falada

Novidade da vez será a oficina de poesia falada, sob o comando do próprio Alcalde. Será na sala da Biblioteca Móvel Quinto Elemento, na Casa do Hip Hop de Bauru (Estação Ferroviária – Praça. Machado de Mello, centro), na sexta, a partir das 16h.

A atividade também é gratuita e vai trazer um pouco da história dos saraus de periferia e slams, com um bate-papo que será seguido de um momento de criação literária com ênfase no depoimento pessoal.

Para participar, as inscrições podem ser efetuadas através da página do coletivo no Facebook: facebook.com/bibliotecamovelquintoelemento ou pelo e-mail  bmquintoelemento@mail.com.  Também serão aceitas as inscrições feitas na hora da oficina.

As referências utilizadas pelo poeta passam por The Last Poets, Saul Willimas, Poesia beatnik, Gil Scot Heron, Sérgio Vaz e GOG, utilizando-se de vídeos, áudios e textos.

Essa edição do Sarau do Viaduto conta com patrocínio da Secretaria de Cultura de Bauru, via Programa de Estímulo à Cultura e apoio do Museu da Imagem e do Som Bauru – MISB, Frente Feminina de Hip Hop e Casa do Hip Hop Bauru.

Serviço
Oficina de Poesia Falada

Data: sexta-feira, 22 de setembro
Horário: 16h
Local: Casa do Hip Hop de Bauru – Estação Ferroviária, Praça Machado de Mello, s/nº, centro

Sarau do Viaduto – Emerson Alcalde
Data: sexta-feira, 22 de setembro
Horário: 19h
Local: Viaduto da av. Duque de Caxias, cruzamento com av. Nações Unidas

Gratuito

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s