As voz e a arte das mulheres no Sonora em Bauru

Neste mês de setembro Bauru recebe pela primeira vez o Festival Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 no Espaço Gaia (foto). Trata-se de um evento que reúne mulheres cantoras e compositoras para um encontro artístico com o público.

Na programação da sexta-feira haverá uma roda de conversa com o tema “A Mulher na Música, na Arte e no Mundo”. O bate-papo será intermediado pela jornalista Juliana Ramos e além de algumas convidadas especiais que atuam em diversos segmentos da música, será aberto ao público. O encontro se inicia com uma vivência musical liderada por Juliana Abra que é mestre em música pela Unicamp, professora de piano, canto e musicalização infantil além de atuar na formação de profissionais da música. Neste dia a entrada é gratuita.

No sábado, dia 30, das 14 às 21h as compositoras previamente selecionadas farão suas apresentações. Serão nove pocket shows: Ariani Merino, Mariana Lacava, Adriana Cavallari, Lizze Ferrer, Luciana Pires, Manu Saggioro, Daísa Munhoz, Mah Fernandes e Carol Costa. Para encerrar, tem o som da DJ Bruna Novelli. O valor da entrada é 5 reais.

O Festival Sonora

Lançado com o propósito de dar visibilidade à presença da mulher na cena musical, a idéia superou as expectativas e deu origem à uma rede de trabalho, na qual em 2016 mais de 200 compositoras tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, criar parcerias, conexões e oportunidades.

A intenção do festival é que compositoras ocupem palcos no mundo todo e mostrem suas criações. O foco é a composição feminina, mas são muito bem-vindas outras iniciativas que promovam a mulher na música, como técnicas (som, luz, mixagem, masterização etc.), produtoras, intérpretes, fotógrafas, videomakers e outras, assim como na arte de forma geral.

Sonora é um movimento que trabalha para que mulheres no mundo inteiro apresentem com confiança seus sentimentos e opiniões através da música. Por meio de shows, mesas de diálogo, roda de debates e outras atividades, o evento constitui um lugar tanto de
divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros musicais.
O projeto surgiu da hastag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini (Belo Horizonte, Brasil), no intuito de romper no imaginário das pessoas o mito de que existem poucas compositoras. A hashtag foi difundida internacionalmente acompanhada de vídeos de mulheres apresentando canções autorais e gerou uma grande repercussão dando origem a um grupo de discussões na internet. A partir daí nasceu a ideia de criar um festival que ganhou amplitude e atingiu 21 cidades em 6 países: nascia o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras. Neste ano os números se ampliaram: 68 cidades em 16 países.

Público

Apesar do foco ser “a mulher criando”, os homens são também bem-vindos. Já que o ideal é que um dia realmente se consiga chegar numa igualdade de gênero e respeito mútuo pela existência de cada um no mundo, se evidencia ainda mais a importância do festival ser prestigiado por homens. A mulher faz, produz, executa, cria, brilha, e os homens são muito bem-vindos para trocar, aprender, observar, apoiar, participar como público.
Serviço
Data: sexta-feira, dia 29 (roda de conversa) e sábado, dia 30 (apresentações)
Horário: 20 às 22h30 (roda de conversa) e das 14 às 21h (apresentações)
Local: Espaço Gaia, na rua Mário dos Reis Pereira, 3-139, Parque Colina Verde.
Mais informações: (14) 3018-5917
A roda de conversa tem entrada gratuita. No dia das apresentações musicais, a entrada é R$ 5.

Quer saber mais sobre o Espaço Gaia? Leia aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s